Sobre mim

Esse blog foi criado com o intuito de compartilhar conhecimento, trocar experiências e ajudar a qualquer pessoa que esta em busca de sua independência financeira, ou mesmo aqueles que querem otimizar o uso do orçamento domestico para investir em sua aposentadoria e conforto.

Acredito que não basta buscarmos intensamente a independência financeira colocando em risco nosso bem estar: é preciso encontrar um equilíbrio. Só se vive uma vez e de nada adianta juntar milhões durante a vida e não ter saúde e disposição para aproveitar na aposentadoria.

Nasci na década de 80 numa família de classe media no interior de SP.  Meus pais sempre me incentivaram a estudar para que eu pudesse ingressar numa boa faculdade publica e arrumar um bom emprego e seguir minha vida.

Meu interesse por finanças começou ainda na faculdade. Aficionado pelo mercado financeiro passava boa parte do intervalo das aulas da faculdade lendo sobre o mercado financeiro e aplicações financeiras. Abri minha primeira conta numa corretora em 2002. Comecei aplicando boa parte do dinheirinho que ganhava da bolsa de iniciação cientifica que recebia desde o primeiro ano de faculdade.

Foquei muito nos estudos desde cedo e comecei a trabalhar tarde, no ultimo ano da faculdade onde tive a oportunidade de estagiar em uma grande empresa multinacional na área de finanças. Tomei gosto e a partir dai iniciei uma carreira de mais de uma década em finanças empresarial, sempre atuando em industrias multinacionais.

Na área de finanças pessoais sempre fui uma pessoa muito controlada, porem sempre me dei ao luxo de curtir viagens internacionais, comprar alguns eletrônicos de ponta, mas sempre de olho no orçamento e em minhas metas (vou falar mais sobre a importância de estabelecer metas desde cedo num post a seguir).

Surfei muito bem na onda da bolsa de valores de 2002 a 2008 e, sorte ou não, sai totalmente ileso na crise de 2008! Com isso, associado a uma taxa de poupança de 70-75%  cheguei ao meu primeiro milhão de reais ainda aos 31 anos e no ano seguinte a renda passiva de minha aplicações superaram meus gastos mensais, atingindo a tão sonhada Independência Financeira! (Isso considerando minhas viagens internacionais, conforme falei acima).

De lá para cá muita coisa aconteceu. Ano passado decidi por em pratica um sonho de muitos anos e me mudei para o Canada com minha família. Larguei um ótimo emprego com um excelente salário para vir em busca de uma nova experiência de vida.

Vou me dedicar os próximos posts a falar um pouco sobre como minhas metas mudaram nos últimos anos, compartilhar um pouco sobre a difícil decisão de imigrar para um novo pais e todos os desafios enfrentados nessa mudança. Falarei também sobre minha carteira e compartilharei meus resultados mensais com vocês.

Até breve!