Crash das bolsas e minha vida FIRE

Screen Shot 2020-03-12 at 3.30.43 PM

Ola meus caros. “Que isso rapaz?!” Parece que essa queda dos mercados nao sera breve como alguns esperavam. Se teremos um Bear Market forte, ou quanto tempo e qual a intensidade da queda, isso ninguem sabe ao certo, porém um coisa que temos que aplicar nesses momentos é: manter a calma e seguir com a nossa estrategia.

Veja, nao estou aqui afirmando que nao é para vender nenhum ativo, ou que temos que sair comprando, nada disso. Primeiramente importante dizer que TODOS temos que ter uma estrategia de investimentos, independente da fase que nos encontramos. Essa estrategia pode sim mudar, porem nao deve mudar devido a crises ou humor do mercado. Se sua estrategia é manter uma carteira com 20% RV e 80% RF, naturalmente voce sera “forcado” a comprar mais RV para manter sua carteira balanceada, e assim por diante. Claro que balanceamento de carteira nao é feito diariamente! Cada um define a peridiocidade que ira fazer o balanceamento. Isso tambem faz parte da estrategia. Podemos balancear anualmente, semestralmente, etc.

Essas quedas recentes fizeram com que o valor de mercado do meu patrimonio despencasse, ate hoje, quase 10%, ou R$600mil! Mas calma! Eu nao PERDI R$600mil, pois nao VENDI nenhum ativo (exceto pelo mico que eu tinha no meu patrimonio, conforme relatei aqui). Tinha um colega que na epoca aurea da bolsa de valores, quando todos vibravam com as altas recordes, sempre falava: “Voce  vendeu seu ativo? Se nao vendeu nao realizou lucro algum. Lucro bom é lucro no bolso!“. Da mesma forma, perda é perda se vendermos o ativo! E isso nos leva a segunda parte do post: o impacto do crash na minha vida FIRE.

Ate o momento o impacto foi muito pequeno. Uma stock e um REIT que tenho em meu portifolio ja anunciaram corte nos dividendos como forma de protecao do fluxo de caixa. Um REITs do setor hoteleiro dos EUA reduziu em 30% a distribuicao mensal ja prevendo uma queda na receita do proximo trimestre, e uma empresa de produtos quimicos tambem dos EUA reduziu em 50% a distribuicao mensal. Apesar da reducao relevante, esses dois ativos somados representam cerca de 7% da minha renda passiva total. Porem ainda temos um risco de outras empresas/REITs seguirem o mesmo caminho, me resta aguardar. Quando analiso friamente a situacao vejo que segui bem minha estrategia durante a fase de acumulacao e diversifiquei bem as minhas fontas de renda passiva, mas o emocional me faz ficar preocupado. Um alargamento da crise pode fazer com que o numero de clientes da franquia caia, reduzindo os lucros, outras stocks/REITs podem seguir o mesmo caminho e cortarem os dividendos, um ou outro inquilino pode sair do imovel. Enfim, muita coisa pode acontecer e ainda tem muita “agua para rolar”.

Em resumo, o que posso dizer para aqueles que estao no caminho para a independencia financeira é: Diversifique! E diversificar nao quer dizer necessariamente stock picking (escolher e comprar ativos individuais na bolsa), podemos diversificar com ETFs. Nos resta aguardar, segurar as emocoes, e nao fazer movimentos muito bruscos.

Eu ja passei por outras crises, como a de 2008, entao sei bem qual a sensacao de ver essas variacoes absurdas nas bolsas e o patrimonio definhando. Vamos torcer para que essa crise nao seja tao duradoura e que nao traga maiores impactos para a economia “real”, pois isso sim deve ser uma grande preocupacao nossa, pois poderia levar a uma grande recessao global, como a que tivemos em 2008.

Abs!

Executivo Investidor.

13 comentários sobre “Crash das bolsas e minha vida FIRE

  1. Peão Playboy

    Então executivo, não acredito muito nessa história de ” Não vendi, então não tive prejuizo e nem lucro”

    Não tem como falar isso para seu psicológico, querendo ou não, sentimos o baque e nosso psicológico fica nos falando ” Você perdeu 600 barão em 1 semana”

    Enfim, boa sorte na sua estratégia, acredito que as coisas irão melhorar! O Pior estamos passando.

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Realmente o psicológico age nessas horas nos lembrando da queda! Mas veremos o que nos espera nas próximas semanas, minha renda passiva do mês que vem pelo menos está garantida já que todas stocks/REITs já anunciaram o pagamento do mês que vem! Rsrs..
      Boa sorte para nós!
      Abs

      Curtir

    1. executivoinvestidor

      Certamente Ian! Como comentei eu queimei um pouco da reserva para aproveitar (mas claro que caiu mais um pouco depois!), então nessas horas realmente não podemos nos levar pela ganância de querer tentar acertar o timing do mercado!
      Valeu pela sugestão das Puts, mas o grosso da minha carteira são REITs que não possuem opções.
      Abs e boa sorte para nós!!

      Curtir

  2. Fala Executivo!!
    Também estou seguindo a estratégia do rebalanceamento para manter a sanidade estes dias, o que havia comentado no meu último fechamento foi que estou adotando a estratégia de espeçar o aporte ao longo do mês para ir comprando aos poucos e nas quedas, até então está bom mas as ações não param de cair kkk sempre o que eu compro continua caindo mais nos outros dias.
    O que vou ajustar é a ganância, minha carteira é 70% ações e 30% RF – Em dezembro chegou a estar 75% ações e 25% RF e não vendi parte das ações para rebalancear e fica o aprendizado pra próxima pernada de alta.
    Como se sentiu em 2008? Essa crise está me lembrando a greve dos caminhoneiros, quando o assunto era desabastecimento e queda nos lucros das empresas.

    Att. https://engenhariadosinvestimentos.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Olá Engenharia! Pois é, precisamos seguir o plano/estratégia sempre! Claro que podemos mudar, mas nunca na emoção!
      Cara 2008 foi dureza mas em termos de valores absolutos não tinha tanta grana, mas no meu caso eu migrei boa parte para renda fixa dias antes da quebra! Foi sorte. Travei uma taxa de quase 20% por 8anos. O problema realmente é quando essa crise das bolsas passar a afetar a economia real, daí o bicho vai pegar (desemprego, queda nos lucros, inflação). Mas vamos aguardar e esperar e esse efeito corona não seja muito duradouro!
      Abs!

      Curtir

    1. executivoinvestidor

      Exato, o jeito é torcer para esse efeito corona não durar muito para não afetar tanto a economia. Pois com tudo fechando, governos aumentando gastos para conter a crise, etc o efeito a longo prazo pode ser devastador!
      Eu mesmo estou tendo que implantar medidas emergenciais na franquia para segurar o resultado. Vendas caíram 30% e já “perdi” cerca de 50mil reais em vendas nos próximos 3 meses pois as empresas que atendo catering já cancelaram os pedido devido ao home office. Veremos como vai ficar esse fechamento de março!
      Estamos todos na torcida para isso passar logo! 🙏
      Abs!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Diogo Ferreira

    Esse negócio de “não vendi, portanto não tive prejuízo” sempre me faz lembrar que em 2007 as ações da Petro estavam em torno de 68 reais se não me engano. Me pergunto se tem alguém comprado a 68 reais desde aquela época…

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Executivo, minha carteira também teve uma queda expressiva, levei um susto no primeiro circuit breaker, depois o outro, o outro, e agora nem faço mais questão do quanto caiu. A verdade é o que você escreveu, “Diversifique”. Eu comecei a poupar/investir em 2010, então não peguei a crise de 2008. Depois desses diversos circuit-breakers e com a possibilidade da bolsa cair ainda mais, caiu a ficha da importância da reserva de emergência (que para mim, é deixar um pouco de dinheiro em casa, um pouco na poupança e o restante em um CDB de liquidez diária de um bancão – e não mais no Tesouro Direto). Agora estou meio perdendo os cabelos por causa do home-office (coinciliar trabalho em casa com 2 crianças confinadas há 11 dias tá complicado…), mas mais pra frente vou tentar escrever um post sobre as coisas que tenho aprendido com essa crise/recessão. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Ola Yuka! Pois é, 2008 tive sorte de vender minhas ações QUASE no topo. Realmente importante ter uma boa reserva de emergência num CDB diario ou algo do tipo. Se puder ate mesmo ter uma reserva de oportunidade para aproveitar essas quedas muito grandes. Em relação ao isolamento, precisa ter muita paciencia! rsrsrsrs… Infelizmente meu caso é totalmente oposto! Estou tendo que atuar na franquia 10-12 horas diarias devido à grande queda no faturamento (preciso proteger o fluxo de caixa da franquia, pois a mesma me gera 40% da renda passiva, que agora não será bem passiva né, rsrsrs). Estou ansioso pelo seu post! Legal ouvir como cada um esta “sobre”vivendo a essa crise toda.
      abs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s