A vida FIRE e a relação com o cônjuge

Screen Shot 2020-02-23 at 3.14.04 PM

Meu pai trabalhou por cerca de 25 anos como Vendedor autônomo. A alta remuneração vinha com um custo: toda segunda-feira cedo ele arrumava as malas e saía para trabalhar e voltava apenas na sexta-feira a tarde. A alguns anos atrás ele decidiu que era hora de reduzir as viagens e parou de viajar, trabalhando apenas esporadicamente durante a semana. Passou a aproveitar mais o tempo em casa com minha mãe, cuidando da saúde e… brigando mais! Após um tempo de readaptação tudo se encaixou perfeitamente, mas alguns trancos foram necessários para que eles voltassem a conviver diariamente, e acompanhando isso (mesmo que de longe) pude tirar algumas lições.

Geralmente um casal passa por 3 grande fases: (sendo bem simplista, afinal esse não é um blog de relacionamento! rsrsrs)

  • Namoro: nessa fase tudo é perfeito. Passamos tanto tempo com a pessoa amada que as 24 horas paracem pouco! Queremos sempre ficar um pouco mais ao lado da pessoa amada, ou mesmo ao telefone. Quem nunca passou pela classica conversa de namorados: “Desliga você.” “A não, você primeiro..” “Então vamos desligar juntos..”

Screen Shot 2020-02-23 at 3.13.07 PM

  • Casamento: Após o namoro chegou a hora de juntar as “tralhas”. Morando de baixo do mesmo teto, a teoria é que passariamos mais tempo juntos. Porém com a rotina do dia-a-dia, ambos trabalhando, enfim, geralmente nessa fase os casais passam poucas horas úteis juntos durante a semana, e em alguns casos mesmo no final de semana as horas ficam divididas: futebol com os amigos, café com as amigas, visita a casa dos pais e/ou da sogra, etc. O fato é que geralmente nessa fase passamos menos “horas úteis” com o cônjuge.
  • Aposentadoria: Aqui é quando o amor é posto a prova! rsrsrs. Da noite para o dia o casal precisa passar mais tempo juntos. Horas e horas convivendo na mesma casa, vendo os defeitos, as manias um do outro.

Já conheci muita gente que não aguentou o baque e se separou nessa última fase. Mas Executivo, por que você esta escrevendo sobre isso?? Assim como escrevi no post anterior sobre a importância de se ter uma rotina na vida FIRE, esse assunto também considero extremamente importante e muitas vezes negligenciado. Na verdade eu acredito que manter uma rotina ajuda diretamente no relacionamento com o cônjuge.

Nessas primeiras três semanas de FIRE estou aprendendo a ser mais tolerante em relação às manias da Sra Executiva, e ela também com as minhas manias. Reaprender a respeitar as diferenças, o espaço. E claro: manter uma vida ativa! Quem pensa que vida de FIRE é ficar o dia inteiro em casa sem fazer nada, vendo TV, dormindo, comendo, está enganado! Claro cada um terá a liberdade de fazer o que bem entender com seu tempo, mas para quem lutou anos para fugir da “corrida dos ratos” e poder usar seu tempo como bem entender , ficar em casa sem fazer nada não me parece sensato.

Executivo Investidor

11 comentários sobre “A vida FIRE e a relação com o cônjuge

  1. Sr IF365

    Pior que vc está tendo a transição para a IF que eu sempre sonhei, do dia para noite apenas deixa-se de ir para o trabalho. No meu caso a transição exigiu que tudo fosse mudado na minha vida (inclusive o país), por conta disso no geral a coisa foi um pouco mais estressante. Por outro lado a minha IF trouxe também a Sra.IF para morar sob o mesmo teto e por isso coincidiu com o período de lua de mel, oq trouxe desafios mas também menos atritos. Pelo visto não existe fórmula mágica!

    Sr.IF
    http://www.srif365.com

    Curtido por 2 pessoas

    1. executivoinvestidor

      Com certeza Luiz, nao tem formula magica! Olha que hoje eu vejo que sair do trabalho da noite pro dia foi a melhor decisao, pois ja estava quase naquela onda do “e se esperar apenas mais um mes….”
      Abs.

      Curtir

  2. Nunca tinha parado pra pensar nisso.
    É algo que realmente devemos pensar e nos planejar para que seja uma transição suave. Estou tirando 20 dias de férias pela primeira vez em muitos anos, e eu e a senhora acumuladora estamos brigando bastante, justamente com a questão das manias. Espero que isso seja apenas um período de ajuste.
    Um grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Executivo, realmente a fase da aposentadoria é uma fase delicada, da mesma forma que foi na época do casamento. Eu até incluiria mais uma fase… nascimento dos filhos rs. Como muda a rotina do casal. Vi muitos casais que se davam bem separando com o nascimento de filhos. Eu e meu marido conversávamos muito nessa fase, para justamente compreendermos que era apenas uma fase (a fase em que não dormíamos de madrugada, a fase em que a casa estava toda bagunçada porque não dávamos conta de mantê-la arrumada, a fase em que quando tínhamos um minutinho para respirar, só queríamos dormir). Há pessoas que engravidam para tentar segurar um casamento… hoje eu sei que fazer isso é como pegar um trem-bala para o divórcio hahaha.

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Ola Yuka, bem lembrado! Realmente um filho muda muito (aqui de novo, pontos positivos e negativos!). Isso deve ser muito conversado antes para evitar isso que voce citou! rsrsrs.

      Curtir

  4. ABM

    Parabéns pela nova fase! Li seus ultimos posts, mas nao consegui comentar. Que bom que vc esta focado nas questões realmente essenciais como a sua rotina, as suas relações! Que voce tenha um otimo primeiro ano como FIRE!

    Curtir

  5. Jeferson

    Fala Executivo, parabéns pela conquista FIRE e coragem da mudança….o novo sempre trás a incerteza e como pra tudo na vida só teremos a convicção das decisões certas ou erradas após serem tomadas….em fim….ser FIRE é meu projeto de vida, sou empreendedor e tenho 43 anos e pretendo chegar em 5 anos. À título de curiosidade (se não for incômodo claro), qual a sua idade ????
    Abraço e boa sorte !!!!!!!! não esqueça de lavar sempre as mãos…rs

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Olá Jeferson! Obrigado. Pensa num timing ruim para virar FIRE? Pois é, fui pego de surpresa com essa crise toda mas nada muda nos planos, apenas adaptações! Tenho 38 anos.
      Abs e boa sorte para você no seu plano! Essa talvez seja uma oportunidade de ouro para montar ou crescer uma carteira de investimentos vencedora!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s