Rotina na vida FIRE

Screen Shot 2020-02-14 at 5.31.23 PM

Ola caros! Quase duas semanas passaram desde que me tornei FIRE. Nem parece! Nesses 12 dias meus dias foram quase que na maioria bem corridos. E estou adorando! Nesse post gostaria de abordar um pouco sobre a rotina na vida FIRE: minha rotina e a importância de se TER uma rotina.

Primeiramente gostaria de deixar claro que minha ideia de FIRE nunca foi dormir ate meio-dia e fica vendo filme ou jogando videogame, apesar de gostar muito dos dois ultimos. Exceto na minha adolescência, nunca fui de dormir ate tarde, e desde que comecei minha jornada rumo a FIRE a 15 anos atrás não lembro de um dia sequer em que eu tenha acordado mais de 11 am, mesmo indo dormir 3-4 am.

Meu dia começa geralmente às 7 am. Tomo um café da manhã tranquilo, lendo notícias do mercado financeiro no celular e admirando a bela vista das montanhas e do lago que tenho da minha janela! Na parte da manhã passo na franquia e/ou resolvo alguns temas da loja pelo computador. Meu almoço tem sido divido entre refeições em casa ou na franquia, mas independente disso tenho me alimentado mais devagar e mais saudável. Após o almoço resolvo mais umas coisas da franquia de casa ou pessoalmente. Nessas duas semanas, conforme eu já tinha planejado, estou me dedicando mais a franquia para implantar alguns novos controles operacionais, que irão me auxiliar na gestão a distância. Além do período de cerca de dois meses que passarei no Brasil esse ano, provavelmente devo fazer outras viagens ate o final do ano (todas inferiores a uma semana), mas para o ano que vem devo fazer uma viagem mais longa de uns 4-5 meses e com isso quero ter a segurança de ter os controles apropriados na franquia, afinal o negócio é meu e ainda me gera uns 40% da renda passiva!

No final da tarde aproveito para fazer academia, tomar um banho, janto tranquilamente com minha familia e assisto um pouco de TV (geralmente um filme ou série). Vou dormir por volta das 11 pm. De forma geral minha rotina não tem sido muito travada, o que é ótimo.

Acho importante se ter uma rotina, mesmo que não consiga manter 100% de aderência. Essa semana por exemplo só conseguir ir para a academia 2 vezes, pois tive alguns eventos em casas de amigos, e com a Sra Executiva. Tenho notado que a qualidade do meu sono melhorou significativamente, minha vida social nem se fala, e minha vida familia também!

Hoje durante o almoço minha esposa perguntou se eu não sentia falta do trabalho ou se me arrependia de ter saído. Minha resposta? Nunca foi tão feliz na minha vida. Alguns podem dizer que ainda estou no período de “lua de mel”, que vou cair na mesmice, etc, etc, mas sinceramente não estou nem um pouco preocupado com isso.

E o financeiro? Ainda é MUITO cedo para falar, mas com o bonus que irei receber conseguirei manter uma boa reserva de certa de 3 meses de gastos. Acho que em 6 meses poderemos ter uma visão melhor das financas FIRE.

Abraço e bom final de semana!

Executivo Investidor

14 comentários sobre “Rotina na vida FIRE

  1. Gustavo Tenório

    Parabéns pela sua conquista, te acompanhei no podcast do Sr.IF. Também almejo realizações como a sua!
    Eu tenho uma dúvida, se puder me ajudar ficaria grato.
    Estou indo morar no canadá em dezembro, mas já estou pensando em entrar no mercado de lá.
    Qual broker você me recomenda e com um broker canadense consigo investir nas ETFs americanas ?
    Obrigado e bom dia.

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Obrigado Gustavo. Por aqui eu uso o home broker do meu banco. É uns dos mais baratos e pratico para mim. Aqui podemos comprar stocks, REITs e ETFs americanas na mesma plataforma. Os mercados são totalmente integrados.
      Abs!

      Curtir

  2. Muito bom amigo!
    Fico feliz por vc!
    Poxa, tenta encaixar a academia na rotina logo após o café da manhã, ou então só come algo rapidão bem de leve, vai na academia e na volta come um café da manhã mais legal, isso vai fazer muito bem pra sua rotina e sua saúde, seu físico, mental e sono, conseguindo fazer isso de seg-sexta já é uma grande coisa.

    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Valeu Frugal! Cara eu nunca gostei de fazer academia de manhã… mas vou tentar manter ao menos 3 vezes por semana. Realmente faz muito bem para corpo e mente!
      Abs!

      Curtir

  3. Que legal Executivo, acho muito legal conhecer a rotina dos FIREs. Como o Frugal comentou, acho que exercício físico será fundamental nessa sua nova fase, mas entendo que ainda tudo é novo, afinal, foram apenas 12 dias. Um grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Obrigado Yuka! Também concordo. Exercício físico me deixa mais disposto, vamos ver se nas próximas semanas consigo me ajustar melhor em relação a rotina, mas até agora não tenho do que reclamar!
      Abs

      Curtido por 1 pessoa

  4. Como você está lidando com o WhatsApp ou outro app de mensagens instantâneas?
    Meu maior receio pós-fire é a perturbação de clientes/funcionários neste tipo de plataforma. Como você está ainda ligado à sua franquia, já pensou que qualquer troca de mensagem com cliente/fornecedor/funcionário/etc não deixa de ser uma forma de trabalho? Inclusive com o interlocutor aguardando certa rapidez na sua resposta?

    Infelizmente WhatsApp e afins são um mal para os FIREs, já que não se espera uma fluidez e agilidade tão grande para e-mails por exemplo (não há nada inesperado em responder um e-mail até 48h depois do recebimento, mas deixe alguém 3h no vácuo ao receber um WhatsApp e tem risco da pessoa te ligar cobrando uma posição).

    Abraço,
    https://www.aposentecedo.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Ola Aposente Cedo! Eu estabeleci uma hierarquia onde apenas o Gerente me liga ou manda mensagem. Todos tem meu numero apenas em caso de emergência mas até agora ninguém precisou me ligar, então qualquer urgência ou problema o gerente é acionado e somente caso ele não consiga resolver ele me aciona. Isso é bom pois a operação não tem dependência nenhuma de mim. Em relação a fornecedor o gerente que efetua as compras e manutenções e eu realizo o controle de custos. A minha gestão em princípio pode ser feita remota sem problema. Até agora tem funcionado bem.
      Abs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s