Planejando as finanças no pos-FIRE

Screen Shot 2019-11-11 at 8.03.45 PM.png

Olá caros!

A poucas semanas da tão esperada data (sim, já estou contando as semanas e não mais meses!), gostaria de compartilhar qual será minha estratégia financeira inicial. Digo inicial pois tudo pode mudar quando começar a viver de renda e sentir os desafios na pele. Quem acompanha o blog  sabe que meus investimentos são focados para a geração de renda passiva. Dessa forma eu não tenho intenção de usar a famosa regra dos 4%.

Minha renda passiva vem de 3 principais fontes:

  • Lucro Franquia (40%): Atualmente quase metada da minha renda passiva vem da franquia. Essa renda é passiva pois não trabalho na franquia, mas claro que acabo investindo tempo para controlar os indicadores e o financeiro. Minha estratégia, conforme irei detalhar mais a frente, será reduzir esse peso de 40%.
  • Renda de Aluguéis (20%): Meus imóveis estão atualmente todos alugados e gerando renda passiva. Todos estão localizados em regiões com muita demanda, dessa forma o risco de vacância, apesar de existir, não é algo que me tira o sono.
  • Dividendos (40%): Essa categoria é minha queridinha, o onde meu foco têm se concentrado nos últimos meses. Minhas carteira está basicamente em REITs e stocks dos EUA e Canadá.

Dessa forma, 80% da renda passiva será gerada em dólar e 20% em reais.

Minhas despesas irão consumir cerca de 70% da minha renda passiva, deixando uma “sobra” de 30%. Eu considero uma taxa de poupança de 30% muito boa, ainda mais considerando que estarei “aposentado”. Minha ideia será reaplicar totalmente essas “sobras” em stocks e REITs de modo a reforçar a geração de Dividendos.

Passei as últimas semanas pensando em como iria lidar com as “sobras” e reinvestimentos. Gostei muito da ideia do SrIF e seu Fundo Tio Patinhas, e devo criar algo semelhante.  Na pratica irei limitar meus gastos a 85% da minha renda passiva anual. Dessa forma 15% da minha renda passiva será obrigatoriamente reaplicada para repor inflação e manter o bolo crescendo ao menos no início. Essa meta será anual, pois podem ter meses que gastarei mais (quando for viajar por exemplo, ou quando quiser comprar algo). Dentre os 85%, o que sobrar mensalmente sera reaplicado para compor o Fundo de Viagens. Já irei usar parte desse fundo ano que vem para uma viagem ao Brasil com minha família e para inicio de 2021 já tenho programada uma viagem de 4 meses pelo Canadá! Irei percorrer o país do atlântico ao pacífico e ao ártico. Estou bastante empolgado para as minhas próximas viagens. Além do Brasil, estou pensando em surpreender minha esposa e leva-lá a Cuba, uma vez que ela adora praia. Será um momento para relaxarmos e curtirmos os dois.

Por falar em comprar, decidi aproveitar os ultimos meses de renda ativa entrando para atualizar meus gadgets. Sou vidrado em tecnologia e estava a ao menos dois anos sem comprar nada para mim. resultado da brincadeira: $ 5 mil. Troquei meu laptop e meu celular e comprei um drone. Ja devo ter comentado aqui no blog que vu virado em viagens e fotografia, então quero gastar um pouco do meu tempo de aposentado me dedicando a esses meus hobbies.

Abraço!

Executivo Investidor.

 

16 comentários sobre “Planejando as finanças no pos-FIRE

    1. executivoinvestidor

      Ola Marcelo, pois é quem sabe! Curto muito fotografia de natureza e para isso estou no lugar certo, o Canadá tem muito lugar lindo, assim como nosso Brasil!

      Curtir

      1. executivoinvestidor

        Ola Anon, invisto diretamente em REITs não ETF. Como resido no Canadá sou tributado em 15% e posso usar esse valor para abater na minha declaração anual aqui no Canadá. Atualmente tenho uma carteira diversificada com cerca de 12-15 ativos.
        Abs!

        Curtir

  1. Parabéns pela conquista e que momento único de planejar desfrutar da recompensa que lutou tanto para conseguir.
    Pessoalmente, acho até uma coisa muito boa que tenha que dedicar algum tempo com os dados da franquia (desde que não te tome um excesso de tempo), assim a mente pode se distrair e ter algo com propósito e útil para fazer, sem roubar tanto tempo de outras coisas mais importantes que o trabalho (viajar para Cuba e curtir a companhia da família!!)

    obrigado por compartilhar, estou começando a escrever meu blog e você tem sido realmente uma grande influência e inspiração para mim!

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Ola Dr, obrigado, você disse tudo! Uma preocupação minha será justamente manter uma rotina leve para não ter uma “crise de propósito”. Além disso também é algo que curto.
      Abs e boa sorte também na sua jornada!

      Curtir

  2. kspov

    EI
    Quando vc fala em alugueis, está tratando de imóveis físicos? Caso afirmativo tem algum Post seu falando de investimentos em imóveis físicos? Apesar de gostar bastante dos FIIs penso em algum momento ter imóveis fisicos para locação.Diversificar mais a carteira.

    obrigado,

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Obrigado PZ! O segredo é ter paciência na caminha e aproveitar a trajetória. Vejo muita gente que mete os pés pelas mãos na ânsia de acelerar o caminho.
      Abs!!

      Curtir

  3. Pingback: Novembro/2019: R$5.897.563 (+3.8%)|Renda Passiva: R$38.347|2 Meses para FIRE! – Executivo Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s