Estou preparado para FIRE?

Screen Shot 2019-07-16 at 8.34.01 PM

 

Ola caros! Tenho andado meio sumido do blog por conta de minha rotina que tem ficado bem corrida e estressante. Nessas ultimas semanas tem surgidos pensamentos conflitantes em minha mente.

A alguns anos atrás, ainda no Brasil, quando atuava como executivo, minha vida era uma loucura. Trabalhava muito, não importando horário, feriado, final de semana, ferias. Era cada problema “cabeludo” que chegava e eu tinha que resolver de imediato ou em curto espaço de tempo. Meu celular tocava nas mais diversas horas. Hoje vejo que de certa forma eu gostava dessa rotina! E nessas horas me pego pensando se eu conseguirei viver sem essa loucura toda. Hoje minha vida não é nem de perto a loucura que era no Brasil, mas ainda assim tem sua dose de estress.

Ao mesmo tempo, sinto que preciso me dedicar mais a familia, e ao hobbie que tanto gosto: viajar. Poder acordar sem o despertador, tomar cafe da manhã tranquilamente observando as montanhas ou lago pela minha janela (minha vista é muito privilegiada!), poder aproveitar promocoes “last minute” de passagens aereas para algum lugar do mundo, levar meu filho para a escola ou compromissos… Nada disso consigo fazer hoje, mesmo tendo dinheiro de sobra. Me falta tempo. Recurso cada dia mais valioso nos dias atuais. Nesses momentos fico olhando para o calendario e me perguntando se ainda falta muito para Janeiro! (as vezes até me lembro do meu filho quando pequeno, quando viajavamos de carro para o interior e a cada 10 minutos me perguntava: “Ta chegando?”, “Falta muito”, rsrsrsrs).

Não sei se isso é normal ou não. Talvez nem exista um padrão de comportamento para essas situações de pre-FIRE! Mas senti a necessidade de compartilhar com vocês e quem sabe assim consigo manter meu foco no objetivo!

Por agora, bola para frente que FALTA POUCO!

Screen Shot 2019-07-16 at 8.32.15 PM

20 comentários sobre “Estou preparado para FIRE?

  1. Sr IF365

    Eu postava mesma coisa que vc quando entrei na reta final, “vai demorar muito?”. A solução é antecipar essa bagaça!rs Acordar um dia que tá de saco cheio e chutar o balde… na verdade eu parei pra prestar atenção e notei que se eu tivesse mantido a data original de 16 de maio eu ainda estaria cumprindo os 3 meses de aviso prévio, parece que já faz anos que chutei o balde e foram somente meses. Pelo visto a IF demora para chegar mas depois que chega o tempo começa a voar.

    Sr.IF
    http://www.srif365.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Cara vontade não me falta! Mas existe uma questão que tenho q esperar ainda até nov/dez… espero mesmo ter essa mesma impressão sua sobre o tempo pós FIRE! Continue postando sobre suas impressões pós FIRE, tem sido bastante interessante.
      Abs!

      Curtir

  2. Olá Executivo Investidor!

    Primeiramente parabéns! Você já poderia estar curtindo a vida FIRE, contudo como escolheu esperar mais um pouco, vai poder decidir melhor como vai iniciar essa nova jornada. O SRIF365 é um cara que já iniciou essa nova fase e pode servir bem como inspiração…

    Enquando o momento que você escolheu não chega, gostaria de te convidar para ler o texto O tempo é mais importante do que o dinheiro? lá do Sou Poupador.

    Um forte abraço e keep calm!

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Olá Fernando, tenho usado bastante os aprendizados do SrIF na minha “preparação” final!
      Adorei seu post e concordo bastante com ele. Muitas vezes nos perdemos na busca pelo dinheiro quando na verdade o que queremos é mais tempo para aproveitar outras coisas, e o dinheiro é um dos meio de se conseguir esse “tempo”.
      Obrigado pela msg e vamos em frente!
      Abs!

      Curtir

    1. executivoinvestidor

      Bem verdade AA40. Acho q o dinheiro nos da a liberdade de poder aproveitar melhor nosso tempo. Porém precisamos nos planejar para não cair na armadilha do “só mais um pouco”.
      Abs e obrigado!

      Curtir

  3. Acho que essa reflexão é normal. As vezes me pego pensando na minha vida pós-Fire e tenho algumas “angústias” sobre isso.
    Mas não pretendo me tornar “improdutivo”. Pelo contrário…. Vou investir mais tempo em coisas que gosto. Uma delas é fazer Podcast de variados assuntos…. Falando nisso.. Srif365 começou um Podcast hoje.. E mencionou a gente lá. Inclusive disse que você está intimado a participar kkk
    …. Espero te ver lá.

    Veja se pode postar uma foto da vista da janela! Bateu curiosidade.

    Abraço!
    Stark.
    http://www.acumuladorcompulsivo.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Pois é Stark! É a luta com o psicológico! Rsrsrs.. minha ideia tbm não será ficar completamente parado nesse início… vou dar uma atenção maior a minha franquia!
      Tbm tenho intensão de fazer um canal de viagens no YouTube/Instagram.. veremos!
      E quanto ao podcast do nosso amigo SrIF participarei com prazer sim! Espero te ouvir por lá tbm! Rsrs.
      (Vou por uma foto no próximo post…)

      Abs!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Janete

    Parabéns pelo blog. Tenho uma dúvida. Aconselhe-me.

    Tenho um patrimônio de quase 2M. Surgiu a oportunidade de compra de um imóvel de excelente preço, o que aumentaria minha qualidade de vida. O valor do imóvel é 500kk (o meu atual vale a metade e entraria no negócio).
    Vale a pena adquiri-lo? Minha meta de IF é de 6M, o que somente alcançaria em 8 anos, aproximadamente, segundo estimativas atuais.

    Que devo considerar na minha análise e eventual escolha?

    Obrigada

    Curtir

    1. executivoinvestidor

      Ola Janete! Primeiramente parabéns pelo patrimônio!
      A questão da compra/troca da casa é bem pessoal e nem sempre puramente financeira. Como você citou qualidade de vida, vou assumir que essa é uma prioridade para você (assim como para mim tbm!). É preciso verificar se seu plano de IF não ficaria comprometido com essa troca. Até pq normalmente quando nos mudamos acabamos tendo outros inúmeros gastos como mobílias e decoração. Além disso eu colocaria no papel como ficariam seus custos fixos com a casa (água, luz, Manutencao, IPTU..) pois isso pode sim ser um empecilho para você uma vez que poderá penalizar seu fluxo de caixa.
      Espero ter contribuído!

      Abraço!

      Curtir

  5. Amigo descobri um jeito de comentar aqui, é só colocar qualque nome no email. Desconsidere esse que coloquei.

    Como vc vai fazer a com a franquia qnd se aposentar? Vai vender? Vai tocar remoto?
    Como vc faria pra calcular o valuation dela?

    Vc já pensou em oferecer 5% dela pro seu gerente e ele tocar tudo? Daí vc fica mt mais tranquilo e só acompanha, ele ficaria feliz e seria bom pros dois. Eu estou pensando em fazer isso.

    E a sua casa? Vc iria morar nela por mt tempo? No Canadá? Ou viria pro BR?
    Vc se preocupa em juntar dinheiro pra pagar a faculdade do seu filho ou no Canadá isso não existe? E se vc quiser ter mais filhos, como vcs ficariam? Vc só tem um né? A mulher não quer ter outro?

    São varias perguntas que eu me faria tb.

    Abraços!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Show de bola! Ótimas perguntas! Na verdade pensei muito nessas questões.
      Voce me deu uma ideia. Para não me alongar muito aqui ou deixar de responder algo, vou fazer um post sobre isso!

      Curtir

  6. Heavy Metal Investidor

    Penso muito no que fazer daqui há uns 3 a 5 anos, que é minha meta inicial de aposentadoria. Mas já decidi que não vou aposentar, vou diminuir mais ainda o ritmo e seguir trabalhando / aportando. Mas vou viajar pelo menos 3 a 4 vezes todos os anos. Cabeça parada, oficina do diabo. Não me vejo aposentado aos 50 anos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Legal HM, eu tambem nao devo parar completamente. De imediato passarei a dar um pouco de atencao a franquia. Concordo contigo que temos que manter a mente ocupada, por isso devo aproveitar tambem para continuar meus estudos de frances e claro viajar muito para conhecer novas culturas e historia.
      Abs!

      Curtir

    1. executivoinvestidor

      Ola Bruno! Meus investimentos na epoca estavam em FII e imoveis de aluguel. Nesse ano meus rendimentos passivos foram suficientes para pagar todas as minhas despesas. Ou seja, mesmo sem mexer no principal eu ja conseguiria parar de trabalhar e viver de renda. Como decidi continuar trabalhando e aportando, todo valor era reinvestido.
      Abs!

      Curtir

  7. Brunoc

    Obrigado Executivo!
    Estando em imóveis vc já tinha proteção contra inflação, muito bom!
    Também estou pensando em comprar um fast food em um shopping, mas ainda falta um tempo pra IF.
    Parabéns pelo sucesso. Vc já tem uma boa vida e uma maturidade invejável. A vida Fire só vai formalizar isso. Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Pois é Bruno, a proteção contra inflação existe mas ate certo ponto, pois com essa crise tem sido difícil repassar a inflação.
      Legal seu desejo de ter um fast food, qualquer dúvida que tiver me fale que tento ajudar se possível.

      Obrigado e abs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s