A ordem e o caos

Ola caros colegas! Tenho andado meio sumido por conta de uma onda de acontecimentos na minha vida pessoal e profissional. Tenho trabalhado mais do que nunca após a triste notícia do acerto de contas com o Leão canadense! Meu objetivo é não mexer nos investimentos em hipótese nenhuma, dessa forma haja horas de trabalho! Além disso a Sra Executiva está no Brasil e deve ficar por lá alguns meses por conta do fato que comentei aqui.

Pois hoje gostaria de falar um pouco sobre Padrões e Análise Gráfica, aplicados ao mundo dos investimentos. Esse é o tema do Quinto Axioma de Zurique;

Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso.

O interessante desse axioma é que possui 4 axiomas menores, que irei apresentar e comentar agora.

Axioma menor: “Cuidado com a armadilha do historiador.

Aqui entra aquela máxima que todos nós já escutamos ou vimos ao menos uma vez na vida: “Performance passada não é garantia de performance futura”.

Eu acredito piamente nessa teoria e procuro sempre ignorar análises e preços históricos ao tomar minha decisão de investimento. Para mim uma grande fonte de análise são os balanços divulgados pelas empresas (no caso de investimentos no mercado de capitais) ou pesquisa de mercado (no caso de empreendimentos imobiliários ou negócios).

Cito aqui dois grande exemplos meus onde simplesmente ignorei os resultados passados para realizar um bons investimentos: compra da minha franquia no Brasil e agora no Canadá. Em ambos os casos os negócios estavam no vermelho e se eu me restringisse a olhar os números passados não enxergaria a grande oportunidade que tinha pela frente e que acabou se concretizando em ambos os casos. Claro que nem tudo são flores, como por exemplo um investimento que fiz num terreno que até hoje está parado só me gerando despesas com IPTU e condomínio. Mas a mensagem aqui é nunca se basear no passado.

Axioma menor: “Cuidado com a ilusão do grafista.

Alguns podem até me criticar mas eu particularmente não uso análise técnica em meus investimentos. Durante meu curto período de trader onde cheguei a investir pesado em opções, até usava análise técnica porém não em investimentos de longo prazo. Análise técnica pode ser tendenciosa e levar ao chamado efeito manada, onde o mercado acaba respondendo de acordo a uma análise justamente por acreditar na análise. Aquela história: PETR vai despencar amanhã, todo mundo sai vendendo e o ativo acaba despencando mais pelo rumor do que por algo real.

Axioma menor: “Cuidado com a ilusão de correlação e a ilusão de causalidade.

Tenho visto muitos comentários por aqui (Canadá e EUA) sobre a inversão da curva de juros norte-americana e a correlação disso com o início de um período de queda generalizada nos mercados de capitais. Sinceramente até pode ser um indicativo a ser levado em consideração mas difícil crer que isso por si só irá levar a um novo crash nas bolsas. A própria análise das últimas ocasiões em que houve a tal inversão dos juros mostra que na verdade não há muita correlação, veja abaixo a tabela (crédito ao AA40 que publicou em seu blog, cuja fonte original é o site Seekingalpha):

Esse gráfico mostras os momentos onde houve a tal inversão dos juros, quando ocorreu o topo do mercado de ações americano antes do “crash”. Qual a conclusão que se tira? Esse indicador por si só não “garante” nada.

Temos ainda um último axioma menor mas não irei comentar aqui.

A conclusão que o livro chega é:

Não se deixe levar pela ilusão de ordem. Não existe um fórmula exata que vá lhe proporcionar sempre ganhos.

Ponto. Não existe fórmula mágica. Eu sempre procuro dizer a quem me pede sugestões de como investir, qual estratégia usar, que devemos conhecer os ativos nos quais investimos, desenhar uma estratégia própria e seguir com ela, ajustando no decorrer do tempo, a medida que achamos necessário.

Não estou preocupado com “a próxima grande crise”. Vida que segue. O mercado é cíclico mas infelizmente não conseguimos prever a duração exata de cada ciclo. Por isso quem investe no longo prazo e deixa de tentar vencer o mercado acaba, geralmente, tendo mais sucesso nos investimentos.

Abraço!

Executivo Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s