Indo às compras

Screen Shot 2019-02-25 at 9.24.03 PM.png

Boa noite caros leitores! Mais um mês chegando ao fim e aproveitando o frio de lascar aqui no norte, comprei o último ativo que faltava para completar minha carteira de REITs. Esse é um dos meus hobbies favoritos: comprar bons ativos!

Apenas lembrando que mensalmente, todo rendimentos/dividendos distribuídos pelos meus ativos são automaticamente reinvestidos sem custo. Dessa forma consigo manter minha carteira “engordando”. Dito isso, a compra que irei comentar aqui trata-se de um ativo novo.

Northwest Healthcare Properties

Esse é o segundo ativo do segmento de Saúde que escolhi para compor minha carteira. Diferentemente do ativo anterior que possuía grande exposição ao setor de Skilled Nursing and Seniors Housing, esse ativo investe unicamente em hospitais e clínicas médicas.

O REIT possui 153 propriedades para locação, nos mercados do Canadá, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia e Brasil. No Brasil é dono de 8 imóveis, dentre eles Hospital São Luiz Morumbi em São Paulo e Caxias D’Or no Rio.

Atualmente está sendo negociado com um desconto de cerca de 5% em relação ao seu valor patrimonial, e possui uma política de pagamento de dividendos mensais com yield atual de 7,4% ao ano com um payout de 90%, dentro das meus parâmetros. O fundo possui um valor de mercado de $1.3bi.

Esse fundo reforça minha carteira trazendo boas expectativas de crescimento, com aquisições constantes e sempre com ótimas negociações. Recentemente assinou acordo para adquirir uma rede de hospitais na Austrália por $1.2bi e mais alguns meses atrás realizou a compra de um hospital no Brasil (da Rede D’Or). Esse ativo tem um grande potencial, com alta taxa de ocupação (acima de 90%), o que garante um fluxo de caixa consistente para manter o pagamento de dividendos firme e forte!

Com isso, manterei o reinvestimento e aportes adicionais nesses ativos, ate que eu identifique mais algum ativo atraente. Veja aqui os critérios que uso para avaliar qual REIT/ativo investir. Atualmente estou com 12 ativos em minha carteira,

Esperemos agora o fechamento do mês para mais um reporte!

Abraço,

Executivo Investidor

10 comentários sobre “Indo às compras

    1. executivoinvestidor

      Boa noite Stark! O servico chama-se DRIP (Dividend Reinvestment Plan) e a empresa/REIT deve oferecer. Em seguida deve-se buscar uma corretora que permita voce a se cadastrar nesse plano. O DRIP é bastante comum aqui no Canada e nos EUA. Alem de economizar nos custos de corretagem, a grande vantagem é que alguns REITs ainda oferecem um plus de 3-5% para quem aderir a esse programa! Ou seja eles pagam um premio por nao ter que desembolsar cash para distribuir os dividendos e assim podem manter os valores na tesouraria para futuros investimentos.
      Abraço!

      Curtido por 1 pessoa

  1. Daniel

    Ola executivo, na verdade ele nao compra os hospitais em si, compra os imoveis, nesse caso da Rede D’or. Por exemplo, se daqui a 30 anos não for renovado o contrato eles terao o imovel do hospital, mas sem os equipamentos, a expertisse da empresa e é claro sem o nome do Hospital/empresa (Rede D’or)… Mas sendo assim eles de uma maneira ou outra tem a estrutura fisica de um hospital, que podem leiloar etc… Mas é obvio, sem sombra de duvidas, que a Rede D’or vai continuar nos imoveis “eternamente”, porque ja fez o ponto e o nome, principalmente porque o Caxias D’or é gigante (há um tempo atras era o terceiro maior da compania).
    Só achei MUITO desvantagem da Rede D’or ter o imovel na mao de outra entidade, porque daqui a X anos eles tem o poder de barganha absurdo, podem falar : Rede D’or voces agora irão pagar 50% a mais no aluguel quando o atual contrato expirar, e eles vão continuar alugando, mas essa “facada” a mais no aluguel vai doer para eles, mas talvez eles tenham feito um contrato eterno ajustado por IGP-M, assim fica bom para ambas partes; acho que é estrategico as empresas focarem nos negocios e aluguel em contratos atipicos os imoveis, mas a Rede D’or tem que ter cuidado porque diferente de um setor de TI ou industriak, hospitais são empreendimentos fisicos, enquanto a Ambev pode mudar de galpao em galpao e a Google de data center em data center um hospital é 100% fixo.
    O fundo entrou muito bem nesse segmento de Hospitais e Clínicas, inclusive no Brasil. Só tem a desvantagem de a regularização no Brasil dificulte muito o despejo de Hospitais, mas como a Rede D’or é muito grande e tiveram um lucro de 1,1 bilhões mais ou menos no ano de 2018, não tem como olhar para o Juiz e falar : “tamo quebrado”, se eles não pagarem o aluguel o juiz manda confiscar, muito diferente de alguem ter alugado 1 imovel para o Zezinho Asilos, que quando quebrar o dono do imovel vai ficar sem aluguel e sem imovel.
    Eu sei um pouquinho sobre essa empresa que coincidentemente e indiretamente parentes meus tem um caso de aluguel com ela, ai acaba pesquisando muito sobre a mesma.

    O setor desse Reit é muito bom e a escolha do ativo em si parece ter sido muito racionavel, parabens, mais um reforço à carteira!

    Curtir

    1. executivoinvestidor

      Ola Daniel! Realmente o REIT possui os imoveis em si. Esse setor de hospitais trabalha com contrato de longo prazo, em geral 15-20 anos com reajuste automatico. Os contratos de aluguel desse REIT possui um prazo medio de 18 anos para vencimento, sendo todos com reajuste anual. Concordo com voce que trata-se de um negocio muito bom para o REIT e com prazos longos acaba nao sendo um mal negocio para as administradoras dos hospitais. Agora certamente o risco para as administradoras dos hospitais é muito maior. Interessante sua experiencia pessoal com essa empresa!
      Muito obrigado pelo comentario! Estou bastante confiante que essa escolha vai trazer bons frutos para minha carteira.
      Abraco!

      Curtir

  2. Gerson de Abreu

    Olá, EI.

    Bom post. Uma dúvida me ocorre aqui: no Canadá é possível abrir conta em corretora como empresa para investir nos REITs? Digo isto pois penso em abrir uma offshore para investimentos internacionais e gostaria de saber se você sabe o % de tributação para empresas investidoras e se é possível esta modalidade de investimento: ao invés de enviar via PF, usar uma PJ internacional para tanto.

    Obrigado,
    Ceariba.

    Curtir

    1. executivoinvestidor

      Ola Gerson! Sei que é possível e fácil abrir conta PJ quando a empresa é canadense, agora empresa offshore deve ser mais complicado. Vejo que os bancos canadenses são muito preocupados com lavagem de dinheiro então talvez nem seja possível, mas não posso afirmar teria que confirmar com um banco daqui.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s