Resumo da Semana​ (26 Jan)

Boa noite! Com o intuito de aumentar a frequência de posts (sei que tenho relaxado nesse quesito!), passarei a fazer um breve resumo da semana, com os principais acontecimentos na empresa, investimentos e qualquer outro fato que achar relevante!

Investimentos

Essa semana a bolsa canadense praticamente andou de lado. Tive uma valorização de 0,5% em minha carteira (que também contem um FII brasileiro, o UBSR11).

O destaque da semana ficou para meus novos aportes para minha carteira. Reforcei minha posição no Reit True North Commercial e realizei um aporte num novo ativo: o Slate Retail que recebeu aproximadamente R$35k.

Esse Reit investe exclusivamente em imóveis de grandes varejistas de alimentos nos EUA.  O fundo possui 85 imoveis majoritariamente na costa leste dos EUA, com foco especial nas regiões de Atlanta, Washington DC, New York e Florida. Ele vem sendo negociado com um desconto de 18% em relação ao seu valor patrimonial, e paga dividendos mensais com yield de 9.1% ao ano e Payout de 95%. Nos últimos 5 anos teve forte crescimento de receitas e aumentos nesses 5 anos a distribuição de dividendos.  O setor de Groceries tem passado por certa consolidação no mercado americano, porem não vejo riscos nem ameaças, a exemplo do que vemos no comercio varejista em geral devido ao aumento das compras on-line (em especial o crescimento do Amazon). Pelo contrario, o proprio Amazon adquiriu uma grande rede de supermercados (Whole Foods).

O dólar deu uma valorizada e devo enviar um dinheiro nas próximas semana para o Brasil com o intuito de reduzir minha divida em reais com juros de 9% ao ano.

A semana terminou com uma péssima noticia para mim! Um dos meus inquilinos deixara o imóvel nos próximos dias. Ossos do oficio. Infelizmente não conseguirei aproveitar essa saída para aumentar o valor do aluguel pois o mesmo já esta no valor de mercado. No mesmo dia ja acionei meus contatos (em todas as localidades onde tenho imóveis possui sempre mais de um corretor para justamente agilizar nesses momentos de vacância). Para minha surpresa dois deles ja possuem cliente que estão procurando imoveis no perfil do meu e creio que devem visitar na próxima semana. O ruim disso tudo é perder ao menos um aluguel de comissão, pois CREIO que conseguirei alugar relativamente rápido. Veremos!

Empresa

Meu Gerente esta de ferias durante todo o mês de Janeiro, então estou tendo que assumir certas funções que são atribuídas exclusivamente a ele. Apesar do alivio na folha de pagamento (pois ele obviamente tem um salário bem superior aos demais), tinha um certo receio em relação ao andamento geral da loja no que se refere ao operacional, uma vez que eu não fico presente no dia-a-dia da operação.

Para minha surpresa os Supervisores estão performando muito bem e as vendas surpreendentemente continuam a todo vapor! Nessa ultima semana nossas vendas cresceram 13.2% em relação a semana anterior e incríveis 37.3% em relação ao ano passado! Outro importante indicador, muito usado em restaurantes refere-se a produtividade da mao-de-obra. Vender mais gastando menos. Pode parecer simples porem preciso ter muito cuidado para que a qualidade, tempo e atendimento ao cliente não sejam prejudicados. A produtividade dessa semana apresentou uma melhora de 16.7% em relacao a semana passada e, novamente arrebentou o ano passado com um aumento de 40%! Maior venda + Maior produtividade = Maior Lucro!

Um item que vem me preocupando é o custo de mercadoria vendida. A franquia recomenda algo em torno de 36% a 38% e vem batendo os 40%! Esses 2% representam perda DIRETA do lucro. Nao estou negligenciando esse custo, mas por motivos óbvios meu grande foco nesse primeiro ano tem sido alavancar as vendas e cortar as despesas administrativas (leia mais aqui e aqui).

Pessoal

Conforme comentei aqui, venho tentado criar uma rotina de exercícios e reduzir a carga de trabalho (afinal esse foi um dos motivos de eu ter me mudado para o Canada!). Essa semana consegui ir para a academia 3 vezes na semana e consegui curtir mais o tempo em casa.

Essa foi em resumo minha semana, espero que consiga descansar esse final de semana para entrar com gás total na ultima semana de Janeiro!

Abraço a todos!

8 comentários sobre “Resumo da Semana​ (26 Jan)

  1. Sr IF365

    Qual site vc usa para estudar os REITs aí fora? Comecei a ver alguma coisa mas é MUITA opção no mercado americano… estou perdidaço! Essa semana deve sair aquela grana do fundo de aposentadoria e apesar de estar decido a investir parte em ETFs ainda vislumbro a possibilidade de colocar tudo em FIIs para gerar renda. Dúvida cruel.

    Sr.IF
    http://www.srif365.com

    Curtir

    1. executivoinvestidor

      Eu uso o Yahoo Finance para indicadores básicos (cotação, valor de mercado, dividend yield) e are notícias. Para detalhes uso os próprios relatórios trimestrais dos fundos (eu como todo financeiro adoro ler esse tipo de coisa… rsrsrs). Além disso mensalmente meu banco aqui no Canadá emite um relatórios dando um snapshot dos principais REITs canadenses, indicadores e notícias. O que sugiro é que primeiro estipule alguns parâmetros mínimos que você considera bons. No meu caso usei: dividend yield, valor de mercado, volume médio diário, desconto em relação ao valor patrimonial. Daí comecei a filtrar por esses indicadores e só aí com uma lista reduzida passei a analisar com detalhe cada fundo.
      Eu particularmente gosto de Reit pela renda mensal. ETF usaria na época de acumulação mas nesse momento de Fire que você se encontra não sei se é uma boa (apenas minha opinião).
      Se for investir no Canadá podemos falar mais com exemplos de ativos que pesquisei e/ou que tenho em carteira.

      Abraço!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Sr IF365

        Obrigado!! Ao contrário de vc eu não gosto de finanças e nem tenho seu conhecimento para analisar balanços, por conta disso estou praticamente decidiu a seguir a estratégia de ETFs e deixar o dinheiro lá por décadas rendendo pra ver nq dá, quem sabe no final da vida ainda deixo de herança?rs Imagino que 100 mil dólares investidos em ETFs por 30 anos dê uma boa grana no final…. se duvidar deixo tudo no ETF SP500 mesmo e rezarei pra China não dominar a economia mundial. Vai ser uma reserva de emergencia para grandes catástrofes praticamente já que eu não tenho a necessidade de sacar nem a longo prazo.

        Sr.IF
        http://www.srif365.com

        Curtido por 1 pessoa

      2. executivoinvestidor

        Boa!! Realmente ETF é a forma mais “simples” de se expor ao mercado americano e acho que S&P 500 está ótimo! Ainda mais que você já terá a renda mensal necessário para viver FIRE, que vira dos FII. Só recomendo ao menos 2 vezes ao ano dar uma reavaliada nos ativos para ver se os mesmos mantém a mesma performance ou se a algum outro melhor. Minha sugestão!

        Abraço!

        Curtir

    1. executivoinvestidor

      Boa tarde Atitute!
      Dei uma lida na série e achei muito boa e instrutiva! Realmente pouco se fala sobre esse risco no mundo FIRE mas o mesmo existe e está aí para todos (adeptos do Fire ou não).
      Aqui no Canadá não é diferente e a preocupação existe mas nem todos levam a sério. Eu particularmente tenho meus meios de mitigar. O risco de roubarem seu dinheiro é muito pequeno (desde que siga dicas bacias de segurança), mas o risco de alguém fazer M tipo vender seus ativos pode até existir mas novamente eu tento me proteger usando senhas não tão simples, meu banco possui outras formas de segurança e também mantenho uma rotina de check semanal nas minhas contas. Os hackers hoje em dia querem ter vantagem financeira. Entrar na conta de alguém somente para vender os ativos sem ter nenhuma vantagem financeira não vejo como um risco, agora o sequestro de dados por exemplo ou roubo de dados de cartão de credito, isso sim tem sido cada vez mais comum!

      Abraço!

      Curtir

      1. Agradeço pelas considerações, EI!!

        Realmente a probabilidade de um ataque conjunto corretora-banco é menor, mas como os eventuais impactos seriam catastróficos, achei válida a contribuição.

        O SrIF365 comentou que o pai dele passou recentemente por esse problema de roubo dos dados e tentativa de obtenção de vantagens (o nome técnico é Identity Theft)

        Grato pela ajuda!

        ABS

        AdV

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s