Momento de Reflexão

anonovo2019

Estamos nos aproximando do final do ano. Época de festas, amigos secretos, muita comilança e tentações de consumo. Para alguns também é momento para rever aqueles parentes que só vemos nessa época do ano. Para mim será o segundo natal longe da família, porem passaremos junto com os novos amigos brasileiros que fizemos por aqui.

Essa é a época também em que costumamos refletir sobre o que fizemos de bom durante o ano, o que deu certo e não deu certo, e começamos a refletir sobre o próximo ano!

No nosso caso, aspirantes a FIRE, trata-se do momento ideal para revermos nossas estratégias e planos pessoais e financeiros.

Vamos la!

Pessoal

Esse foi o primeiro ano completo de Canada, e tenho muito o que comemorar. Consegui comprar minha casa,  e mesmo com todos os gastos com a mudança e decoração da casa, tenho conseguido manter o orçamento controlado. Em relação a adaptação tudo tem corrido super bem. Estou super adaptado no trabalho, esposa estudando e filho adorando o novo pais e novos amigos. Voltei a me exercitar a alguns meses atrás, mas minha alimentação ainda não esta ideal.

Infelizmente tivemos uma noticia bastante triste de uma grave doença na família da Sra. Executiva, leia mais aqui.

Para o ano que vem espero finalizar a decoração da casa, criar uma rotina de academia ao menos 3x por semana e melhorar minha alimentação com o foco na saúde pois ao menos meu peso esta sob controle!

Receitas

Minha principal fonte de receitas esse ano foi o negocio aqui no Canada, porem outras  pequenas fontes de receitas contribuíram para que eu pudesse manter um bom nível de aportes.

Para o ano que vem espero que o negocio continue crescendo porem a níveis menores do que esse ano, uma vez que a base de comparação já estará toda “normalizada” sob minha gestão. Ainda assim estou projetando um crescimento de cerca de 15% no lucro da empresa.

Despesas

Esse ano minhas despesas foram significativamente maiores que nos anos anteriores. Primeiramente porque agora meus gastos estão todos dolarizados, e também porque estou decorando minha casa do zero, depois de ter me mudado do Brasil para o Canada trazendo apenas nossas roupas!

Como a expectativa é finalizar a decoração da casa ano que vem, minhas despesas deverão estar estabilizadas num nível baixo, permitindo que eu possa maximizar meus aportes.

Aportes

Mesmo com toda mudança e gastos com a casa, consegui retomar os aportes no inicio do segundo semestre. Minhas estratégia tem sido aportar ao menos 50% de meus rendimentos líquidos.

Para o ano que vem pretendo manter o nível atual de aportes durante o primeiro semestre e subir para cerca de 70% no segundo semestre, assim que terminar a decoração da minha casa! Porem estarei mantendo em meu Budget aporte de 50% para ser conservador.

Patrimonio

Esse ano meu patrimônio se manteve estagnado por boa parte do ano, voltando a crescer no segundo semestre com o retorno dos aportes.

Boa parte do meu patrimônio esta alocado em imóveis de aluguel (veja mais aqui). Eu não faço nenhuma correção nos valores de mercado dos meus imóveis exceto com laudo de um avaliador. A ultima alteração no valor dos meus imóveis é de meados de 2017 quando paguei para que fosse feita uma avaliação profissional dos imóveis. Como essa avaliação envolve custos altos e não tem nenhum retorno pratico, não voltarei a fazer tão cedo.

Para o ano que vem meu objetivo será compor minha carteira de FII no Brasil e continuar crescendo minha carteira de ações e REITs norte-americanos.

Reduzir minhas dividas também estão nos planos mas provavelmente a partir do segundo semestre, uma vez que devo em breve conseguir uma linha de credito bastante interessante aqui no Canada que me permitiram captar dinheiro a custo baixo para ganhar no spread (veja aqui).

E vocês? Já refletiram sobre 2018? Quais são suas principais metas para 2019?

Abraço!

 

 

 

13 comentários sobre “Momento de Reflexão

  1. Olá Executivo Investidor!
    O ano de 2018 se foi! Passou relativamente rápido. Parece que a noção de tempo tem acelerado. Para você que está aí no Canadá deve ter passado algum tempo com a temperatura bem baixa. Que a saúde esteja com vocês em 2019 para alcançar todas a metas e objetivos para curtirem o que a vida tem de melhor. Parabéns pelo ano que passou, percebemos que você está no caminho correto. Continue assim!

    Você pergunta: E vocês? Já refletiram sobre 2018? Quais são suas principais metas para 2019? Sim, estamos nesse momento de reflexão. Foi relativamente bom. Poderia ser melhor, mas todo esse clima de instabilidade política acaba afetando os resultados de todo mundo. A perspectiva para 2019 é boa e o otimismo está voltando forte no Brasil. A meta é aproveitar o embalo desse otimismo todo e participarmos desse que pode ser um dos momentos de aceleração do desenvolvimento nacional. Outra meta é continuarmos conscientizando as pessoas lá no Sou Poupador para um melhor trato com as finanças pessoas e levarmos a educação financeira para o mundo todo.

    Desejamos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para você e toda sua família.
    Um abração da família Sou Poupador.

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Muito obrigado Fernando! Realmente a noção de tempo tem acelerado demais o ano passou muito rápido para mim também! Desejo o mesmo para você e que consiga difundir a importância das finanças pessoais ao maior número de pessoas. Estou também otimista com o Brasil para o ano que vem!
      Abraço!

      Curtir

  2. Boas reflexões, meu amigo Executivo.
    O que acha de atualizar o valor dos imóveis através de pesquisas próprias?
    Eu penso em fazer isso às vezes.
    Estimando através de imóveis da vizinhança que estejam à venda, calculando mais ou menos já com as reformas e quanto alguém pagaria por ele. Sei que não é fácil, mas é uma estimativa aproximada. Não utilizei essa técnica ainda, mas penso em fazer isso pelo menos de 6 em 6 meses ou 1x ao ano.
    Cara, te admiro por conseguir aportar 50% dos rendimentos líquidos. Esta ainda é uma realidade distante pra mim, especialmente por que a Sra Acumuladora mudou recentemente de área e está trabalhando em algo que não dá muito retorno nos primeiros meses, então estamos investindo na carreira dela.
    Nossa ideia é empreender em 2019 e já estamos escrevendo o plano de negócio e estudando a viabilidade econômica do projeto. Será algo que acredito que vai dar uma mexida nos nossos rendimentos e, quem sabe, conseguirei aportar mais.
    Ainda não paramos para fazer as reflexões de 2018 e escrever as metas de 2019, mas pretendo fazê-lo quando chegarmos mais próximos do Natal.
    Forte abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Olá Acumulador! Não cheguei a pensar nisso ainda para atualizar os imóveis, talvez seja uma alternativa para não deixar o valor estático ao longo dos anos, valeu pela dica! Estou ansioso para saber mais sobre seus planos para empreender… sobre os aportes acho que mais importante que a intensidade é manter a frequência dos aportes. Claro que quanto maior mais rápido se chega ao objetivo mas no seu caso está certíssimo. Investir na carreira é uma ótima forma de turbinar a renda e consequentemente os aportes futuros! Eu mesmo fiquei quase um ano (de quando vim para o Canadá até meados desse ano) sem aportar, mais o investimento na mudança e no negócio estão valendo a pena.
      Sucesso e abraço!!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Sr IF365

    É tanta correria no final do ano que mal dá para parar e fazer uma reflexão, que dirá planejar o ano que vem. Pra mim está uma loucura e tudo incerto ainda, mas espero que 2019 seja muito melhor que 2018, foi realmente um ano ruim e difícil em vários aspectos… não vejo a hora de terminar meu último dia de trabalho e colocar a cabeça no travesseiro em Bali (se tudo der certo) para a minha primeira noite de sono depois desse turbilhão que anda a minha vida. Só aí acho que poderei parar para respirar e refletir, agora fico só apagando incêndio por causa da mudança, visto, etc… Mas estou planejando um post com um “fechamento anual” onde pelo menos posso fazer um balanço da vida financeira em 2018, mas dinheiro não é tudo.

    Bom final de ano para vcs, apesar de que sei que estão passando passando por problemas difíceis.

    Sr. IF365
    http://www.srif365.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Imagino o que deve estar passando Sr IF! Lembro dos meus últimos dias no trabalho antes de vir para o Canada. Muita ansiedade! Estarei aguardando seu balanço e concordo plenamente que dinheiro não é tudo.. obrigado e desejo bom final de ano e sucesso em sua nova etapa FIRE!

      Curtir

  4. Eu adoro esse época do ano para fazer esse tipo de reflexão.

    2018 foi o ano de muita dedicação ao trabalho pra mim. Já estou colhendo alguns bons frutos! Acho que nessa dinâmica de ganhar mais e gastar menos, foi um ano de foco no primeiro item.

    Ano que vem quero voltar o foco às despesas. Voltar a olhar meus gastos com carinho e me desafiar a poupar mais!

    Legal que você mora no Canadá! Vou ler mais no seu blog pra entender oq causou essa mudança. Imagino que a vida dolarizada não é fácil, rs, mas agora sua renda também é em dólar certo?

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Muito bom! Eu creio que o foco em aumentar a renda é extremamente importante mas mantendo sempre as despesas controladas. Dessa forma se consegue aumentar o percentual de poupança!
      Pois é estou a pouco mais de um ano aqui.., boa parte de minha renda está dolarizada sim mais ainda tenho Imoveis de aluguel no Brasil. Apesar do gasto em dólar de forma geral o custo de vida não é absurdo.
      Abraço!

      Curtir

  5. Olá! (Agora é a Muquirana aqui, o outro foi a Elsa)

    Achei excelentes as suas reflexões e o turnover da empresa que você fez aí, li o post e achei incrível. Parabéns pela coragem. Esse é o primeiro ano de muitos outros de payoff disso, acho que vc tomou uma ótima decisão.

    Você achou q seu laço com a esposa e filhos mudou depois que foram prai? Agora que não têm a família secundaria por perto vcs estão 100% juntos! Não tem como pedir ajuda pra vovó ou correr pra tia..

    Pra 2018 estou feliz pq pela 1a vez na vida troquei de trabalho sem me preocupar com o $, o fiz só pq gostei das pessoas e do job description, menos $ agora para tomar risco de mais $ depois. Só foi possível pq já somos IF para os custos fixos.

    Parabéns pelo blog, achei muito bacana!
    Abs

    Curtido por 1 pessoa

    1. executivoinvestidor

      Obrigado Muquirana! O início foi meio complicado pela adaptação com nova cultura, idioma e a própria distância dos familiares, mas hoje vejo que nosso laços estão cada vez mais fortes, mais unidos!
      Muito bom poder tomar decisões de emprego sem se basear no $. Da uma sensação de liberdade né?
      Mais uma vez obrigado e sucesso em 2019!
      Abraço.

      Curtir

  6. Pingback: Calculando o retorno sobre o patrimonio – Executivo Investidor

  7. Pingback: Resumo de Semana​ (26 Jan) – Executivo Investidor

  8. Pingback: 2 anos de Canadá: como tem sido até agora? – Executivo Investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s